AMA E MINERAÇÃO CURIMBABA CRIAM BASE DE CAMPO DA RPPN SOSSEGO DO MURIQUI

  • 24/02/2022
  • 1 Comentário(s)

AMA E MINERAÇÃO CURIMBABA CRIAM BASE DE CAMPO DA RPPN SOSSEGO DO MURIQUI

AMA E MINERAÇÃO CURIMBABA CRIAM BASE DE CAMPO DA RPPN SOSSEGO DO MURIQUI


ESPAÇO DEDICADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PESQUISAS

Com apoio da Mineração Curimbaba, a Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) deu início à implantação da base de apoio de pesquisas da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sossego do Muriqui, em Simonésia. O anúncio foi feito pelo ambientalista Eduardo Bazém e vai integrar ainda mais a comunidade à reserva ambiental.

A unidade de conservação de 339 hectares, criada de forma voluntária pela Mineração Curimbaba, será um polo de conservação, sustentabilidade, educação e defesa do meio ambiente.

“Trata-se de uma casa localizada no córrego Santa Efigênia, no município de Simonésia. A AMA apresentou o projeto e a Mineração Curimbaba nos ajudou com uma estrutura mínima para que ela pudesse abrigar as pessoas que vão fazer pesquisas científicas e educação ambiental na RPPN Sossego do Muriqui. São três quartos, cozinha, banheiro, sala, varanda, dotada de água, energia e internet. Local em que se pretende receber pesquisadores, estudantes, demais visitantes para que possa conhecer o trabalho que é desenvolvido na reserva”, conta o ambientalista Eduardo Bazém.


Consolidação

A implantação deste projeto irá proporcionar oportunidades para pesquisas e consolida o trabalho de criação da reserva. “A RPPN Sossego do Muriqui gerou, além do ganho ambiental, ICMS Verde para o município, desde sua criação, em 2018. A projeção é aumentar esse benefício com a estruturação da base de campo”, estima o presidente da AMA.

Um dos pesquisadores, o biólogo Theo Anderson, irá se mudar para o local. Ele já desenvolve um extenso trabalho na região. Com a base, a Mineração Curimbaba acredita que irá potencializar e dar suporte a pesquisas científicas na reserva.

No ano passado, a AMA liderou expedições de ambientalistas e pesquisadores para conhecerem a reserva. Além disso, houve a visita de observadores de aves e até de empresas para conhecerem sobre educação ambiental. “Foram três expedições com muito sucesso. Esse é o objetivo principal: as pessoas conhecerem para poder respeitar, gostar e preservar o meio ambiente. Nossa trajetória de 40 anos é voltada para isso. A base de campo é uma conquista muito importante que podemos divulgar para a comunidade”.

Sobre a Reserva Sossego do Muriqui

Com área total de 339 hectares, a RPPN Sossego do Muriqui é a maior unidade privada dedicada à preservação do ecossistema da mata atlântica na região de Simonésia e Manhuaçu. Ela fica ao lado da conhecida Mata do Sossego.

Comprada pela Mineração Curimbaba, foi transformada em Reserva Particular em 2018, reconhecida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O principal objetivo é a preservação. É uma área primária do bioma da Mata Atlântica totalmente preservada com milhares de espécies da fauna e flora e centenas de nascentes.

A RPPN Sossego do Muriqui também produz material acadêmico e científico: são diversas pesquisas desenvolvidas e várias publicações (resumos, artigos, teses) em que os trabalhos foram realizados na área.


#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário








Emmanuel

11/05/2022

Hi there,

I hope this email finds you well. I wanted to let you know about our new BANGE backpacks and sling bags that just released.

The bags are waterproof and anti-theft, and have a built-in USB cable that can recharge your phone while you're on the go.

Both bags are made of durable and high-quality materials, and are perfect for everyday use or travel.

Order yours now at 50% OFF with FREE Shipping: https://bangeonline.shop

Kind Regards,

Emmanuel

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Don't Let Me Down

The Beatles

top2
2. Epitaph

King Crimson

top3
3. Feeling Good

Nina Simone

top4
4. Somebody To Love

Queen

top5
5. Lady Laura

Roberto Carlos

Anunciantes